Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito destaca a força e a importância do setor 3d6w2t
As cooperativas financeiras de Minas Gerais movimentaram, em 2020, mais de R$ 33,6 bilhões e geraram mais de 13 mil empregos 365a71

Postado em: 19/10/2021 6t674t
No dia 21 de outubro, terceira quinta-feira do mês de outubro, cooperativas financeiras de todo o mundo vão celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito - DICC. Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions - Woccu) é “Construindo saúde financeira para um futuro melhor”.
A data tem como objetivo comemorar o poder transformador e as realizações do Cooperativismo Financeiro pelo mundo e possibilitar a reflexão e o debate sobre o importante papel que as cooperativas desempenham para melhorar a vida das comunidades e dos cooperados.
Cooperativismo Financeiro no Brasil
Instituições financeiras sem fins lucrativos e de propriedade dos seus cooperados, as cooperativas de crédito vêm crescendo a cada ano e reforçando sua importância no cenário econômico brasileiro. O cooperativismo financeiro já representa 10,74% do estoque de empréstimos e financiamentos no país. Há cinco anos, o esse valor era de 6,64%.
Segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, do Banco Central do Brasil, o ano de 2020 finalizou com um total de 847 cooperativas singulares no Brasil, 34 centrais e 4 confederações.
Cooperativas de crédito em Minas Gerais
Com um conjunto de produtos e serviços atraentes e preços e taxas competitivos, o ramo vem conquistando mais adeptos e se destacando com números expressivos. Em Minas Gerais existem, atualmente, 193 cooperativas de crédito, 25% do total de cooperativas do Estado. Estas instituições estão presentes em 586 cidades, 68,7% dos municípios, com 1.205 Postos de Atendimento (PA's e agências). Em 84 cidades mineiras, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras presentes.
Cerca de 1,7 milhão de pessoas, 23,8% dos mineiros, estão envolvidas no Cooperativismo de Crédito, o que representa 81% dos cooperados de todo o Estado. O segmento gerou mais de 13,4 mil empregos – 28% do total da geração de empregos do cooperativismo mineiro.
Em 2020, a movimentação econômica das cooperativas de crédito foi de R$ 33,56 bilhões, o que corresponde a 46% do valor movimentado pelo cooperativismo de Minas Gerais. Nos últimos cinco anos, o crescimento da movimentação econômica foi de 98%, sendo de 34% o acréscimo no último ano.