Já ouviu falar sobre o Jalapão? 5d2e2d
O lugar oferece uma experiência única e cada dia mais rara: a desconexão total que somente a natureza intocada pode proporcionar. 5b2j42

Postado em: 23/08/2022 1zye
O Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins, criado em 2001. A reserva ambiental fica ao leste do estado, a 170 km de sua capital. A região é uma mistura de paisagens de cerrado com campos gerais cortados por rios, veredas, cachoeiras e fervedouros.
O parque se estende por 34.000 km², cortando as cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Você vai se encantar ao conhecer sua rica fauna, composta por veados-campeiros, antas, capivaras, tamanduás-bandeiras, raposas, gambás, lobos-guarás, macacos, jacarés e, até mesmo, onças. Conhecido pelos apaixonados por ecoturismo e turismo sustentável, o Jalapão é um destino que provoca curiosidade e interesse, principalmente naqueles turistas que querem se conectar com a natureza e experimentar as belezas naturais do Brasil. Se você faz parte dessa turma que está buscando se descobrir na Natureza e ainda não visitou o Jalapão, vamos te contar porque você precisa ir logo.
Dizer que o Jalapao é um destino de paisagens cinematográficas, não é um exagero. Além disso, ele é um destino que oferece uma experiência única e cada dia mais rara: a desconexão total que somente a natureza intocada pode proporcionar. Entre os lugares mais interessantes, podemos citar: os fervedouros, que sao ressurgência de águas dos lençóis freáticos que borbulham incessantemente e a pressão exercida pela água que jorra do lençol freático é capaz de manter as pessoas em flutuação constante; o Rio Soninho com suas exuberantes cachoeiras; A Cachoeira da Formiga, uma das principais cachoeiras do Jalapão, além da água ser extremamente limpa e transparente, a quantidade de belezas naturais e de vegetação no entorno da cachoeira é o grande destaque dessa atração; as dunas do Jalapão, que para alguns são o carro-chefe do parque, elas têm até 30 metros de altura e podem ser visitadas durante o dia e, o Cânion Sussuapara, as paredes contam com musgos e plantas por todo o caminho e ainda há uma queda d’água de mais ou menos de 5 metros com água bem fria.
O Jalapão é destino para ser visitado durante todo o ano. A estação seca, que vai de maio a setembro, e a estação chuvosa, de outubro a abril. O calor é constante na região e, mesmo durante o período de chuvas, o sol não deixa de aparecer. A temperatura da água dos fervedouros e cachoeiras é sempre agradável e um alento no intenso calor do Tocantins. Para você conhecer o máximo possível das belezas do Jalapão, é aconselhável que você faça o roteiro mais completo de 5 noites, percorrendo aproximadamente 895 km ao longo desse período e alternando a hospedagem durante o roteiro. E todo esse circuito só é ado em Veiculos 4 x 4, que você pode fazer com as várias empresas locais que oferecem um serviço especializado com guias que conhecem toda a região.
E claro, você pode e deve contar com nossa ajudan para organizar seu roteiro com a nossa Agencia, que trabalha em parceria com as melhores empresas do Jalapao.
Lilian Kelli - Getour Viagens e Turismo