Parceria entre Nespresso AAA e Expocacer promove evento sobre práticas regenerativas na cafeicultura 3m1f5f

Evento reuniu cooperativa e membros de todos os Clusters do Alto Paranaíba . 4n1q15

Parceria entre Nespresso AAA e Expocacer promove evento sobre práticas regenerativas na cafeicultura

A parceria entre a Nespresso e a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) ganha novos capítulos em prol da cafeicultura regenerativa.  

Nesta terça (27) foi realizado o Workshop Nespresso AAA, com o objetivo de apresentar as estratégias da empresa que estão ligadas à qualidade, sustentabilidade e regenerativo.  

O evento realizado pela Nespresso, em colaboração da Expocacer, aconteceu na fazenda São Paulo, dos cafeicultores e cooperados Marcelo e Roger Montanari e reuniu parceiros e membros dos Clusters Nespresso do Alto Paranaíba, além da Gerente técnica de sustentabilidade da cooperativa, Farlla Gomes. 

A Expocacer se destaca por ser vanguardista em muitas áreas, especialmente na sustentabilidade. Os temas abordados durante o Workshop completam o trabalho que estamos desenvolvendo junto aos nossos cooperados e parceiros, de assessoria técnica e gerencial, de levar informações atuais sobre práticas, técnicas e questões legais que, além de importantes, também são avaliadas pelo mercado”, afirma Farlla Gomes.

A agenda incluiu palestras institucionais e discussões profundas sobre práticas regenerativas e questões trabalhistas, destacando a importância da sustentabilidade em todas as etapas da produção de café. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática as técnicas abordadas durante uma visita à fazenda, enriquecendo ainda mais o aprendizado.

A abertura foi realizada pelo Presidente Executivo da Expocacer, Simão Pedro de Lima, e o Gerente do Programa de Café da Nespresso no Brasil, Daniel Motyl. Na ocasião, eles reforçaram o compromisso conjunto com a promoção de práticas sustentáveis na cafeicultura.

A participação ativa da Expocacer no Workshop Nespresso AAA reforça seu compromisso com a promoção de uma cafeicultura sustentável e de alta qualidade. Eventos como este demonstram o poder da colaboração e do compartilhamento de conhecimento na construção de um futuro mais sustentável para a indústria cafeeira”, destaca Simão Pedro de Lima, Presidente Executivo da Expocacer. 

Reflexões importantes sobre Direitos Humanos, com ênfase sobre a importância de uma abordagem inclusiva e ética em todas as etapas da produção de café também foram trazidas durante o Workshop Nespresso AAA, pelo Coordenador de Projetos do Imaflora, Oséias Mendes da Costa.

Daniel Motyl compartilhou insights valiosos sobre a iniciativa "Regenerativo para Nespresso", destacando o compromisso da empresa com a promoção de uma cadeia de suprimentos sustentável e responsável. Edisom Machado, Engenheiro Agrônomo da Wolthers & Associates, complementou a discussão, oferecendo sua expertise sobre práticas regenerativas na cafeicultura.

Ao visitar o Cerrado Mineiro e os trabalhos desenvolvidos pela Expocacer, percebemos uma similaridade muito grande entre ela e a Nespresso, pois seguimos o mesmo caminho de promoção à qualidade, inclusão (abrangendo a sustentabilidade do produtor e os direitos humanos do trabalhador) e das práticas regenerativas na cafeicultura. O workshop vem para ampliar essa visão mais sustentável, seja na parte agronômica ou produtiva, além de aumentar o engajamento do cafeicultor com os pilares do programa AAA, da teoria à prática”, explica Daniel Motyl, Gerente do Programa de Café da Nespresso no Brasil.

O ponto alto do workshop foi o moderado pelos cafeicultores Gustavo Ribeiro e Marcelo Montanari, cooperados da Expocacer, que compartilharam suas experiências e práticas bem-sucedidas na implementação de modelos de fazendas de café sustentáveis, tiraram dúvidas sobre as técnicas utilizadas na lavoura, compostagem, produtividade e custos de produção. Suas histórias inspiradoras serviram como exemplo do potencial transformador das práticas regenerativas na cafeicultura.

COMPARTILHE NO: r711r

+ VEJA TAMBÉM 6s2e4z