Presidente do Conselho da Comunidade Execução Penal de Patrocínio apresenta projeto “Escritório Social” nd3f
Núbia Costa utilizou o Grande Expediente para apresentar o projeto que dá e às pessoas egressas do sistema prisional. 321b3y

Postado em: 28/03/2024 4n5yi
Durante a 7ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio, realizada na última terça-feira (26), a Dra. Núbia Costa Freitas, Presidente do Conselho da Comunidade Execução Penal de Patrocínio, utilizou o Grande Expediente para apresentar o projeto sobre Escritório Social, que tem como principal finalidade de efetivar a ressocialização dos egressos do sistema prisional.
Em comitiva com a Dra. Núbia Costa, estiveram presentes, Apolônio Abadio do Carmo e Marco Aurélio Rezende (ambos voluntários da APAC Patrocínio), João Geraldo (Supervisor de Oficina da APAC Patrocínio), Michele Rodrigues (advogada), Sandro (Sub-Diretor da Polícia Penal) e Raimundo (Polícia Penal).
O Escritório Social reúne em um mesmo local atendimentos para dar e às pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. O objetivo é facilitar o o a atendimento especializado em áreas como saúde, atendimento psicossocial, qualificação e encaminhamento profissional.
Segundo Apolônio Abadio do Carmo, a gestão do serviço é compartilhada entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo e, em alguns casos, com o Poder Legislativo, reunindo diferentes áreas e atores para promover a inclusão social, com mobilização de iniciativas estaduais e municipais, sistemas e a sociedade civil.
Dra. Núbia Costa explanou sobre o projeto salientando que em Minas Gerais, a cidade de Alfenas já possui este Escritório Social. “Ao fornecer amparo às pessoas em vias de sair do sistema prisional e àquelas egressas e seus familiares, o Escritório Social trabalhará com atendimento às demandas de cada indivíduo, com atenção a vulnerabilidades e riscos sociais, e oferta de oportunidades de o aos serviços públicos de assistência, saúde, educação, renda, trabalho, habitação, lazer e cultura. Assim, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o Escritório Social assegurará a finalidade prevista em lei de reinserção social de pessoas egressas”, concluiu.