Rota do Café do Cerrado Mineiro é lançada nacionalmente 1e3833
A solenidade aconteceu Festuris, o maior evento de turismo do país, em Gramado. 2ax60

Postado em: 12/11/2023 6f5en
Representantes de entidades e autoridades de Patrocínio estiveram presentes duranta a 35a edição da Festuris, o maior evento do país para promoção de destinos turísticos, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O objetivo foi prestiguar a presentação da Rota do Café do Cerrado Mineiro, fruto do Projeto Diversifica, desenvolvido pela Secult-MG, em parceria com o Sebrae e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs).
As rotas do Café do Cerrado Mineiro reforça a história e o lugar central do café na cultura e na economia do estado, que é responsável por tornar o Brasil líder na produção do grão no mundo. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Minas Gerais responde por 46% da safra nacional, o que equivale a cerca de 22,1 milhões de sacas
A rota está estruturada na cidade de Patrocínio, que é considerada a maior produtora de café no Brasil. Existem 958 produtores no município. A experiência inclui um roteiro de fazendas que podem ser visitadas pelos turistas. Estes terão a oportunidade de conhecer as plantações e os processos de cultivo dos grãos, além de experimentar a cozinha local e o tradicional café do Cerrado Mineiro.
O objetivo é estimular o turismo de experiência na primeira região produtora de café do Brasil, reconhecida com a chancela de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
A Rota Turística do Café Cerrado Mineiro inclui visita às fazendas dos cooperados da Expcacer, visita à Expocacer, à cafeteria Dulcerrado by Expocacer e outros estabelecimentos da capital do café, Patrocínio. Ela conta com o apoio do Sebrae, da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio/Câmara de Dirigentes Lojistas (Acip/CDL) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Patrocínio.