TCU alerta para alto risco de falta de insulina 2p293g

Os auditores apontaram que o estoque do medicamento só se mantém até abril. 242x22

TCU alerta para alto risco de falta de insulina

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União alertou para alto risco de desabastecimento de insulinas de ação rápida, a partir de maio, no Sistema Único de Saúde. O medicamento é utilizado no tratamento do diabetes mellitus. O documento foi revelado na última sexta-feira, pelo Portal do G1.

O medicamento geralmente é usado por pacientes com diabetes tipo 1, quando o pâncreas para de produzir o hormônio. Neste caso, a caneta de insulina rápida é necessária para manter os níveis de glicose estáveis depois da ingestão de alimentos .

Segundo os auditores, o risco de desabastecimento se deve à ausência de propostas para a aquisição do medicamento nos dois últimos pregões; ao estoque insuficiente do produto, que cobriria a demanda até abril; e à impossibilidade de fazer aditivos ao aos contratos já existentes. O monitoramento foi realizado a pedido do Congresso Nacional para apurar eventuais “irregularidades existentes nas compras, entregas e armazenamento dos medicamentos utilizados no tratamento do Diabetes Mellitus”.

Ao TCU, o Ministério da Saúde informou ter iniciado o procedimento de compra direta emergencial do remédio, por dispensa de licitação, com o objetivo de adquirir 196.015 unidades. Mesmo assim, o risco de desabastecimento se mantém, segundo os auditores do TCU, uma vez que a nova remessa estaria disponível apenas em meados de junho.

 

COMPARTILHE NO: r711r

+ VEJA TAMBÉM CCJ aprova fim da reeleição e unificação das eleições a partir de 2034 MEC proíbe EAD em Medicina e outros 4 cursos 3a6k3h