Vacina contra a dengue: por que pessoas com 60 anos ou mais não podem se vacinar? 5h421p
Grupo que mais apresenta casos graves pela doença não foi contemplado na campanha de vacinação do Ministério da Saúde. 3n3m6v

Postado em: 09/02/2024 1w6g6a
Integrantes do principal grupo de risco para dengue, os idosos já totalizam quase 90 mil casos prováveis da doença em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre a faixa etária de maior incidência, (60-69 anos), foram registrados 44 mil casos prováveis de dengue até este mês.
Mesmo sendo grupo de risco, os idosos não foram contemplados na campanha de vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina (QDenga) apresentou uma eficácia de 80,2% na prevenção da doença e foi aprovada pela Anvisa em março de 2023. Desde julho, ela pode ser comercializada em farmácias e clínicas particulares. Porém, a vacina só é recomendada para a faixa etária de 4 a 60 anos.
Os testes da vacina da Qdenga foram feitos em populações específicas. Só que as populações acima de 60 anos não entraram nos testes. Então, não há histórico, por exemplo, de efeitos adversos, algum risco específico para populações acima dos 60 anos. Segundo especialistas é só uma questão de cautela por conta dos dados.
No entanto, em clínicas particulares, a vacinação para população acima dos 60 anos pode ocorrer se houver recomendação médica.