Zema anuncia recursos para reduzir espera por cirurgias eletivas 4f5n6o
Por conta da pandemia do coronavírus, cerca de de 370 mil pessoas em Minas Gerais estão na fila, aguardando pela marcação dos procedimentos; hospitais particulares poderão receber esses pacientes 376mx

Postado em: 17/12/2021 66h5m
O governador Romeu Zema anunciou o ree de R$ 206,4 milhões para realização de cirurgias eletivas em todo o Estado de Minas Gerais. O montante será usado por hospitais da rede SUS e também da rede particular, que poderão realizar esses procedimentos.
Segundo o governo, o objetivo do programa, chamado “Opera Mais, Minas Gerais”, é diminuir a demanda represada por causa da pandemia do coronavírus e reduzir o tempo de espera para a realização dos procedimentos cirúrgicos. Atualmente, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), 370 mil pessoas aguardam pela marcação de cirurgias em Minas Gerais.
Para o governador, o investimento na área da saúde é crucial para o desenvolvimento econômico do Estado. “Quando se trata de saúde, uma saúde que respeita o cidadão, que não deixa o cidadão sem atendimento, nós estamos falando de uma ação que contribui para o desenvolvimento. E além disso, principalmente a dignidade. O lado econômico é secundário”, disse Zema.
O secretário de estado de saúde, Fábio Baccheretti, explicou que serão 880 tipos de procedimentos contemplados, em que o estado reará um valor até sete vezes maior do que o estabelecido pela tabela SUS de forma adiantada, atendendo a um pedido dos hospitais que reclamam dos valores defasados.
Outra novidade foi a inclusão dos hospitais da rede privada, que também poderão atender os pacientes que aguardam por cirurgias. Segundo Baccheretti, a inclusão dos hospitais particulares é uma tentativa de zerar a fila de espera.
A liberação desses recursos começou neste mês com um ree de R$ 51 milhões aos municípios. Ao todo, o dinheiro será entregue a 261 municípios que possuem hospitais que realizam cirurgias eletivas de todo o estado.